Olá amigos!...

Criei esse blog com o intuito de postar umas coisas legais especialmente para vocês...
Segue a primeira conforme combinamos em sala.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CURIOSIDADES...

Sugestão de atividade:
MATEMÁTICA NA MÚSICA
VÍDEO RELACIONADO:
http://www.youtube.com/watch?v=6XCKqXxcftQ
http://www.youtube.com/watch?v=nylquiAd6nM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=lgUsAmUnFko&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=IV8q5mNa62M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XRM4h0tquCw

Porque é que os mapas são falsos?

 Experimente embrulhar uma laranja com uma folha de papel. O papel vai ficar sempre com pregas. O mesmo acontece com a Terra. Não se pode reproduzir sobre uma folha o que está representado sobre um globo (esfera). Tem que haver distorções.
No século XVI, Pedro Nunes (1502-1579), descobre a «linha de rumo» mais tarde conhecida por  loxodromia, que estabelece que a distância mínima a percorrer por um barco entre dois pontos da Terra não é uma linha recta, mas um arco.

Mercator (1512-1594), com base nesta descoberta originou uma revolução na cartografia. Desde aí os matemáticos procuraram métodos para representarem o globo terrestre conservando certas propriedades relativas a ângulos, distâncias, direcções a partir de um ponto ...  Ao mesmo tempo procuraram projectar a superfície esférica sobre uma superfície cilíndrica ou directamente sobre um plano.
 Escher, 300 anos depois de Pedro Nunes, ao que parece sem grande consciência do seu profundo significado histórico e geométrico,  representou esta ideia numa das suas espirais esféricas, ou mais apropriadamente espirais loxodrómicas.

Qual é a relação entre um floco de neve e uma crise cardíaca?

A formação dos flocos de neve, as flutuações de certas populações animais, a frequência das erupções vulcânicas, a propagação das epidemias, as variações do clima, as irregularidades dos batimentos cardíacos ... todos estes fenómenos são descritos pela teoria do caos, uma teoria que procura a ordem na desordem , e a desordem na ordem.
Hoje sabemos que os batimentos cardíacos seguem uma curva irregular e aleatória e que o ritmo de um coração normal tem uma natureza caótica.

VIAGEM A LUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário