Olá amigos!...

Criei esse blog com o intuito de postar umas coisas legais especialmente para vocês...
Segue a primeira conforme combinamos em sala.

8º ANO - LICEU

BANCO DE QUESTÕES

PARTE I

Leia o seguinte texto para responder as questões 1 à 7.

“Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, foi idealizado para ajudar a identificar a faixa de massa corporal mais saudável para cada adulto. Para calcular o IMC de um indivíduo adulto, basta aplicar a fórmula: na qual m é a massa do indivíduo em quilogramas e a é a sua altura em metros. Segundo o critério da Organização Mundial de Saúde (OMS), o resultado é adequado quando fica entre 18,5 e 25. Se o IMC estiver abaixo ou acima dessa faixa, pode haver algum risco para a saúde: subnutrição, sobrepeso ou obesidade. É preciso entender, porém, que  esse valor é apenas um indicador, isto é apenas sugere uma faixa de valores confiáveis para manutenção da saúde, mas há variações que devem ser consideradas, por exemplo, o sexo e o grau de atividade física do individuo, seu tipo físico (biotipo) e até suas características hereditárias.”
1.    Que razões você imagina para o IMC ser calculado apenas para indivíduos adultos, e não para crianças e adolescentes?
2.    Qual é o IMC de um homem adulto de 1,75 m de altura com massa de 80 kg? Esta dentro dos limites considerados adequados?
3.    E o IMC de uma pessoa de mesma massa mais medindo 1,85 m, esta dentro dos limites adequados?
4.    E no caso de uma pessoa de 2,10 m de altura e 80 kg de massa, o IMC estaria na faixa adequada?
5.    Qual deve ser a massa mínima de uma mulher de 1,65 m de altura para que seu IMC não seja inferior a 18,5?
6.    E qual deve ser o valor máximo da massa dessa mulher para que o valor de seu IMC não ultrapasse 25?
7.    O IMC, sozinho, pode definir se a massa de um individuo esta acima ou abaixo do nível ideal? Justifique a resposta.
Leia o texto para responder as questões 8 à 10:
“O professor de Inglês de Léa avalia os alunos com base na participação em aula e das provas. Ele calcula a media atribuindo peso 1 a nota (P¹)da primeira prova, peso 2  a nota (P²) da segunda e peso 1 a nota (P³)de participação em aula. Ou seja, a média é dada por:
. Léa obteve 3 na primeira prova e 5 em participação.

8.    Qual será a media de Léa se P² for igual a 6?
9.    Considerando que um aluno só é aprovado com medida maior ou igual a 6, qual deverá ser a nota mínima de Léa na segunda prova para ser aprovada?
10. Que media Léa teria se tirasse 10 na segunda prova?

 Observe A figura para responder a questão 11 e 12:
 
11. Que expressão algébrica representa o perimetro da figura?
12. Que expressão algébrica representa a área da figura toda?
Responda as questões 13 à 25:
13. Qual é, possivelmente a origem do termo Álgebra?
14. Quais vantagens você poderia apontar no uso de letras em expressões matemática?
15. O que é incógnita? E variável?
16. O que é valor numérico?
17. Qual é o valor numérico da expressão 3 m²-7 m quando m = 1? E quando m = -5?
18. Quando deve ser o valor de x para que a expressão 12 x + 18 seja igual a 6? Explique como você pensou.
19. Como você diferencia expressões algébricas de expressões numéricas? Dê exemplo.
20. Qual é a vantagem do uso de expressões ? Explique.
21. O que monômios?  E polinômios? O que os diferencia das equações?
22. Quando um polinômio está na forma reduzida? Dê exemplos.
23. Quais operações podem ser realizadas entre os polinômios? Exemplifique cada uma delas.
24. O que é notação algébrica sistemática?
25. Site o nome de cinco matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento da álgebra.

PARTE II

Represente as situações utilizando expressões algébricas.
1.    A raiz quadrada do número a (com a =0)
2.    O quadrado do número z menos o quíntuplo do número w
3.    A soma  do quadrado do numero quadrado do numero x com o triplo;
4.    A soma dos quadrados dos números x e y;
5.    O quadrado da soma dos números a e b;
6.    A área do triangulo de base b e altura h;
7.    A soma do numero x com sua raiz quadrada;
8.    O complemento do ângulo x;
9.    O perímetro do retângulo de base x e altura y
10. O dobro do numero a, somando com a metade de b;
11. O numero x menos o seu inverço;
12. A soma dos quadrados do numero a,b e c;
13. A soma dos números a,b e c elevados ao quadrado
14. A raiz quadrada da soma dos números x e y;
15. A soma das raízes quadradas
16. O cubo do número y
17. A quarta potência da quinta parte do número x
Calcule o valor numérico das expressões
18. x – y (para x =5 e y = -4) 
19. 3x + a (para x =2 e a=6)  
20. 2x + m ( para x = -1 e m = -3) 
21. m – 2 a ( para m =3 e a = -5) 
22. x + y ( para x = ½ e y = -1/5) 
23. a –b ( para a =3 e b = -1/2) 
24.  a³ - 5 a (para a = -2) 
25.  x² - 2y ( para x = -3 e y =5)  
26.  3a² - b² (para a = -2 e b = -7) 
27. 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4)
28. a² + 4a (para a = 2/3)
De o coeficiente e a parte literal e o grau dos monômios.
Reduza os termos semelhantes e e classifique em monômio binômio ou trinômio
39. 2a+3b-1-3b+a
40. x+3y-6y-3y+6x-2
41. a²-3a+1-a² -5ª-4+3a+7a+12a+2
42. 2x³-3+2x²-x³-2x²+3x-x³+3-3x
43. A-b-3c+2ab-3ac+bc-2ab+3c+b-4a+ac
44. -3x-2y-1+7x-5y-8-2x-y+9=2x=y
45. 25x²-10xy+9y²-16x²+12-9y²-x²+y²

 PARTE III

1-    Efetue

 2-    Efetue os produtos:

 3 – Efetue as seguintes divisões:
  
 4-    Calcule as potências:


5. 

49 comentários:

  1. parte1:1
    parte2:10 e a 12
    parte 3: 1 e 4
    nome :debora, caroline ,milena
    n: 09,06,26
    T:809

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  2. Parte 1 : Questões 2 e 3
    Parte 2 : Questões 1 e 6
    Parte 3 : Questões 2 e 5
    Nomes: Elisa Coelho,Gabriella Rocha ,Inara Souza ,Thaís Coelho
    Números: 10,12,15,30
    Turma: 809

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  3. Parte 1 : Questões 11 e 5
    Parte 2 : Questões 13 e 5
    Parte 3 : Questões 5 e 4
    Nomes: Arthur, Ester e Victor
    Números: 01, 07 e 30
    Turma: 808

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    1. Parte 3: Questão 4 letra a
      Questão 5 letra d

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    2. Na parte 1 é so a quetão 13

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    3. Resposta da parte 1: Surgiu de um tratado escrito por Al-Khwarizmi, um matemático nascido na Pérsia por volta de 800 d.C. em Khwarizmi (atualmente noUzbequistão), e que viveu em Bagdá na corte do califa Al Manum.

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    4. Resposta da parte 2,questão 5:(a+b)²
      questão 13:a+b+c²

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    5. Resposta da parte 3,questão 4 letra a: 6a(á quarta potência)b²
      questão 5 letra d: x(á sétima potência)
      coloquei a potecia entre parenteses pois nao tava conseguindo no pc

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    6. parte II-13: a²+b²+c²
      parte III-5d:x elevado a 17
      Abraços

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  4. Agora que já escolheram, vamos começar a responder?...
    Aguardo ansiosamente.......rsrs
    Abraços

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  5. Ps. Na parte 3 tem que colocar o número e a LETRA referente a questão escolhida...

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  6. Parte 1:
    Questão 1: R: Nós imaginamos que os adolescente não possui seu tipo de massa corporal ainda não formado por completo .

    Parte 2: Questões 10 e 12:
    Questão 10: R: 2xa+b/2
    Questão 12: R: abc (Somando as potências) 2+2+2

    Parte 3 Questões: 1 ( a/e)
    Questão A:
    3x(ao cubo) - 4x(ao cubo)= x (a sétima potência)


    Questão E:
    7y(ao quadrado) - 3y (ao quadrado ) + 5y (ao cubo) + 7y (ao cubo)
    4y (a quinta potência) + 5y (ao cubo) + 7y(ao cubo)
    9y( a nona potência) + 7y (ao cubo)=
    16y(a décima segunda potência)

    Nomes: Caroline Abranches, Debora Kappaun e Milena Fernandes
    Números: 6,9 e 26
    Turma: 809

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    1. parte II-12: a²+b²+c²
      parte III-1a:-x³
      1e: 4y²+12y³
      Abraços

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  7. Nomes :lyssa ,Mayara e pâmela
    Números :18,26,27
    turma :808
    parte1:questão 1,parte2: questão 16 e 1 parte 3:questão 1 letra a) e questão 2 letra c)

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    1. Nomes :lyssa ,Mayara e pâmela
      Números :18,26,27
      turma :808
      1° Porque estamos em fase de crescimento
      2° y3
      3° 0
      4° -x
      5° -9my

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    2. Parte I-1: Já escolhida
      Parte III-1a: já escolhida
      2c: -14m²y²

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. parte I: 24 e 25
    parte II: 39 e 40
    parte III: 4 e 1
    Nomes: Matheus, Gabriel e João Paulo
    Turma:809

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    1. parteIII questão 1-A)3x³-4x³= -1x³/B)4x²+7y²+2x²-2y²=0xy²/C)6a-4b-3a+2b=ab²/D)13y²+8y²-9y²=12y²/E)7y²-3y²+5y³+7y³=13y³/F)6x²+4x²-9x²+11x²=12x²/g)9x³-3x³+6x³-3y¹-5y¹=4x³y¹/h)5x²-6x²+13y-7y=+5xy²/i)5ax-3by+4by-2ax+4ax-10by=-2ax³by³/J)8x-(-10x)+(-3x)=15x/L)y-y/4+y/2=5y³/4.


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    2. Parte I:Nº:24 letras para representar contantes variáveis.
      Nº:25 Pitágoras de Samos, Andrew Wiles, Isaac Newton, Leibniz Wilhelm e Alan Turing

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    3. Parte II:Nº:39 5ab - 4ab= 1ab
      Nº:40 x+ -6y +4x= -2xy

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    4. parte II-39: 3a-1
      40: 7x-6y-2
      PAte III-1a: tem coisa de mais aí...rs
      muitos erros...
      as letras d) e f estão certas e vou considerar metade da questão.
      Abraços

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  10. Nomes: Luciano , João Victor Kopke , Cassiano
    Nº: 16 , 10 , 3
    Turma 808
    Parte I : 5ª questão: m = 67,950
    Parte II : 18ª questão: x - y = 5 - ( - 4 )= 5 + 4 = 9
    21ª questão: 3 - 2 . ( - 5 )= 3 + 10 = 13
    Parte III : 1ª questão: A) -1².1².1 B) 6 x² + 5 y² = 11 xy² C) 3a - 2b = 1 D) 12 y² E) 16 y¹4 F) 12 x² . x² G) 12 x² . x² . x - 8y² .y² .y² .y² H) -1x² + 6y I) 7ax - 9 by J) 8x + 10x - 3x= 15x L) y
    2ª questão: A) 11xy B) -24ab C) - 9my D) 3ab E) x³ - 6ay F) -4 a³ . a² . b³ . b . y³ . y 3
    G) -3 a ³ . a . b³ . b² . c H) 2 b - ( - 1 a ) - 3 ab = 1a² . b² . 5ab²
    3 ( 5 ) 2

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Parte I-5: cerca de 50,4 Kg
      Parte III: Tem coisa demais aí...rs
      muitos erros... não salvei nada..
      Abraços

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  11. nomes: Brenda, Julia e Stefany
    nº:2,18 e 29
    parte 1: 11)ab+ab+ab+ab
    parte 2: 2) z²-w.5
    4) x²+y²
    parte 3: 1)b)6x²+5y² d)12y²

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    1. Parte I-11:4(a+b) ou 4a+4b
      PArte III-1d: já respondida
      Abraços

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  12. NOME:GIOVANNA MOREIRA, MAYARA ALVES, SABRINA CARVALHO, THALITA GRIGÓRIO
    Nº:14- 25- 28 E 31
    TURMA:809
    PARTE 1:QUESTÃO 4-NÃO POIS ELA ESTARIA NA FAIXA DA OBESIDADE PARA PODERMOS SABER DISSO É SÓ DIVIDIRMOS O NUMERO 80KG POR 2,10²
    QUESTÃO 15:Em matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.
    Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão
    PARTE 2:QUESTÃO 21- m – 2 a ( para m =3 e a = -5)
    3 - 2 - 5
    -4
    QUESTÃO 24- a³ - 5 a (para a = -2)
    -2³ - 5 - 2
    -16 - 5 -2
    21 - 2
    -19
    PARTE 3:QUESTÃO 1 LETRA J)8X -(-10X)+ (-3X)
    18X - 3X
    15X

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    1. PArte II-21: já respondida; resultado: 3-2(-5)=3+10=13
      24: (-2)(-2)(-2)-5(-2)=-8+10=2
      Parte III: faltou uma
      abraços

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  13. João Victor Muniz Demori Nº:11, Matheus Duarte da Silva Nº: 23, Henrique Mattos Nº: 09 Turma :808
    PARTE I : O IMC precisa ser interpretado individualmente para cada criança.
    PARTE II :
    Questão 05 : (a+b)².
    QUESTÃO 10 : 2xa+b/2
    PARTE III :
    NÚMERO 1 : QUESTÃO B : 6X²+5Y².
    NÚMERO 1 : QUESTÃO C : 3a-2b=1

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    1. Parte : I : Questão : I :

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    2. PArte I e II: já respondidas
      Parte III-1c:3a-2b - vou considerar...
      Abraços

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    3. a questão I ninguém fez a resposta q nem a minha

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  14. Diego nº05 Rick nº28 Thiago nº30
    turma: 808
    Parte I:Questao 3 resposta:sim esta adequado

    parte II:questoes 2 resposta:z2 - w.5
    4 resposta:x2 + y2

    parte III:questoes numero 1 letra c resposta:ab
    questoes numero 3 letra a resposta:6x4y6

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    1. Parte II: ja respondidas...
      PArte III-1c: ja respondida
      abraços

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  15. Pedro H de M Pimenta (27) e Daniel M (7)
    turma : 809
    Parte 1
    numero 15 : Variavel na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido.
    Icognita - Em matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.

    Normalmente, é representada pelas letras x, y e z, e as constantes pelas primeiras letras do alfabeto (a, b, c, etc). Ex: 3x + 4= 19; x - y= 6.

    Parte 2 número 16= y³ ou y*y*y Tudo depende do valor de y agora.

    número 2= z²-w5=zw³

    Parte 3 número 1 letra A= 3x³-4x³ = -x³
    número 5 letra D= X (elevado a 10) . X (elevado a 7) = X(elevado 17)

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    1. Parte I-15: ja respondida
      PArteII: ja respondidas...
      Parte III: ja respondidas...
      vou considerar a 5d porque a de vocês tá certa...
      abraços

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  16. nomes : alexandre , luiz Rafael e lucas santos
    n° 1, 21, 20
    turma:809
    sala:2

    parte1-questão 7 : sim, ele alcula o seu peso e a sua altura com a sua idade ou seja M\a²

    parte 2- questão 4 : x² + y²
    questão 11 : x - (-x)

    parte 3 - questão 4 letra a : 3a(elevada a 4)b²
    questão 1 letra b : 11x(elevada a 4)y

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    Respostas
    1. Parte I: E a genética, a natureza da pessoa...
      PArte II-4: já respondida
      Parte III: já respondida...
      Abraços

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  17. Nomes : Débora Montes, Laura Fernandes e Karen Macedo
    nº : 4 , 12 , 13
    turma : 808

    Parte 1- questão 3
    Parte 2 – questão 2
    Parte 3 – questão 1 letra a)

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    1. parte 1 - resposta := Não, ela está muito abaixo com esse valor, e se estiver abaixo pode causar subnutrição, sobrepeso ou obesidade.

      parte 2 - = z² – 5.w.

      parte 3 - 3x³ - 4x³ = 27x - 64x.

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  18. RESPOSTAS:
    Parte 1:
    Questão 2: 19.59 -> Abaixo do Peso
    Questão 3: Não, ainda está abaixo do peso.
    Parte 2:
    Questão 1: Logo, a raiz quadrada será 0
    Questão 6: A área do triângulo é RQ'P
    Parte 3: b2

    Questão 2 letra G: 12b . a
    Letra D: 4a po
    Nomes: Elisa Coelho, Gabriella Rocha, Inara Souza, Thaís Coelho
    Números: 10, 12, 15, 30

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  19. nome joao victor rocha,marcos felipe,stephanie
    numero: 12,19,29
    parte 1 :
    questao 2
    26,1 sobrepeso

    questao 4
    18,1 baixo peso


    parte 2
    questao 2

    z^2 - 5w

    questao 1 = 0

    parte 3

    x=1

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  20. Parte I : 21
    Parte II:3 e 7
    Parte III:2 letra C,1 Letra A

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  21. Parte I:monômios um grupo de números e letras expresso por uma multiplicação,mais de um conjuntos de monomios
    Parte II:Numero 3 : 5 ao quadrado, Numero 7 :x + x ao quadrado
    Parte III : Numero 2 letra C:-5 my, Numero 1 letra A :-1

    O trabalho foi feito por : Caio Barbosa , Jose e Manuel.
    Números: 4, 17 , 22

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  22. Nome : Matheus Reis,Eric,felipe turma 808
    n° 22,6,8
    Parte 1-8: 13y2+8y2-9y2=21x2-9y2=12y2
    Parte 2 42: 2x5 - 2x6
    12- 12a²b²c²

    Parte 3
    4-A (3a²b)²=(3a²)²b²=6a6b²
    B-(7a²bx)²=(7a²)²b²x²14a4b²x²

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  23. Parte 1 questao 6
    M= 1,65•25
    M= 41 kg
    R= o valor maximo da massa deve ser 41 kg

    Parte 2 questao 9
    X+y

    Questa 17
    5x elevado a 4

    Parte 3
    Questao 1 letra a
    6a-4b-3a+2b
    6a-3a-4b+2b
    3a-2b

    Nomes gabrielle e keylla
    Turma 809
    N 13, 20

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    1. Parte I-6: cerca de 68 kg
      Parte II-9: 2x+2y
      17:(x/5)elevado a 4
      Parte IIIJá respondida...
      Abraços

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